Disciplina: PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE - 2019

  • Nome/título
    PESQUISA QUALITATIVA EM SAÚDE - 2019
  • Responsável
    Denise Martin
  • Corpo Docente
    Profa. Dra. Regina Yoshie Matsue
  • E-mail para contato
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  • Início - inscrição
    01/02/2019
  • Término - inscrição
    28/02/2019
  • Início - curso
    13/03/2019
  • Término - curso
    08/05/2019
  • Local
    Em anfiteatros EPM/Unifesp
  • Dias e Horários
    Quartas feiras das 8 às12h
  • Vagas/ Número máximo de alunos
    20
  • Carga horária - Teórica
    32
  • Carga horária - Prática
    10
  • Carga Horária Total
    42
  • Creditos
    3
  • Critérios de ingresso
    Alunos regularmente matriculados nos programas de pós-graduação da UNIFESP e ouvintes (mestrandos e doutorandos) de outras instituições.
  • Ementa
    Contexto histórico e filosófico da pesquisa qualitativa em saúde. Correntes e tendências da pesquisa qualitativa em saúde. Tipos e desenhos de pesquisa qualitativa em saúde. Técnicas de coleta, organização e análise de dados da pesquisa qualitativa. Apresentação de dados na elaboração de manuscritos na pesquisa qualitativa em saúde. Aspectos éticos da pesquisa qualitativa em saúde.
    Metodologia de ensino-aprendizagem:
    A disciplina será desenvolvida por meio de múltiplas estratégias, sendo elas: exposição dialogada, discussões em grupo, análise de trabalhos (dissertações e artigos) que utilizam diferentes desenhos de pesquisas qualitativas com apresentação de sínteses reflexivas pelos participantes, entre outras.
    Os estudantes serão co-partícipes do processo de aprender e ensinar, logo, corresponsáveis por seu processo de aprendizagem.
    A carga horária prática será utilizada para preparação das atividades previstas com a leitura de textos.
  • Conteúdo Programático
    - Contexto histórico, tendências e pespectivas do aprender e ensinar pesquisa qualitativa em saúde;
    - Bases teóricas que orientam pesquisas qualitativas em saúde;
    - Diferentes métodos (tipos/ desenhos) e características das pesquisas qualitativas: pesquisa descritiva e exploratória, estudo de caso, cartografia, hermenêutica e pesquisa etnográfica.
    - Contexto da pesquisa, seleção dos sujeitos, diferentes técnicas empregadas para coleta dos dados, instrumentos de coleta de dados, coleta e registros de informações em pesquisas qualitativas em saúde;
    - Aspectos éticos que permeiam a pesquisa qualitativa em saúde;
    - Diferentes métodos de organização e análise de dados em pesquisas qualitativas em saúde;
    - Triangulação em pesquisas qualitativas em saúde;
    - Modos de apresentar os resultados da análise dos dados em pesquisas qualitativas.
  • Referências
    CAPRARA, A.; LANDIM, L.P. Etnografia: uso, potencialidades e limites na pesquisa em saúde. Interface,12(25), 2008, p. 363-376.
    COSTA, G.M.C; GUALDA, D.M.R. Antropologia, etnografia e narrativa: caminhos que se cruzam na compreensão do processo saúde-doença. Hist. Ciênc. Saúde-Manguinhos, 17(4), 2010, p.925-937.
    DESLAURIERS, J-P.; KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. Petrópolis: Vozes, 2008. (A especificidade do delineamento de pesquisa qualitativa. P 147-150).
    GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T. (orgs) Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. P. 31-43
    GUERRIERO, I.C.Z.; MINAYO, M.C.S. O desafio de revisar aspectos éticos das pesquisas em ciências sociais e humanas: a necessidade de diretrizes específicas. Physis: Revista de Saúde, 23 (3): 763-782, 2013.
    MATSUE, R.Y., PEREIRA, P.G.G. “QUEM SE DIFERENCIA APANHA” (DERU KUI HA WATARERU): EXPERIÊNCIA ETNOGRÁFICA, AFETO E ANTROPOLOGIA NO JAPÃO”. Mana, 23 (2), 2017.
    MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: HUCITEC, 2010. 407 p. (Cap. 5 - Modalidades de abordagens compreensivas, p. 143-169; Cap. 8 - Construção de Instrumentos e exploração de campo, p. 189-199; Cap. 10 - Técnicas de Pesquisa, p. 261-297; Cap. 11 - Técnicas de Análise do Material Qualitativo, p. 303-360; Cap. 12 - Triangulação de Métodos quantitativos e qualitativos. p. 361-372).
    MINAYO, M.C.S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência e Saúde Coletiva, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.
    MINAYO, M.C.S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. P. 79-108.
    MINAYO, M.C.S.; GUERRIERO, I.C.Z. Reflexividade como éthos da pesquisa qualitativa. Ciênc. saúde coletiva, 19 (04), 2014.
    SILVA, R.M.; COSTA, M.S.; MATSUE, R.Y.; SOUSA, G. S.; CATRIB, A.M.F.; VIEIRA, L.J. E.S. Cartografia do cuidado na saúde da gestante. Ciênc. Saúde Coletiva, 17(3), 2012, p. 635-642.
    YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 212 p. (Introdução: quando usar os estudos de caso como método de pesquisa. p. 22-44)
    •  

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